Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos píxeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!

sábado, 10 de março de 2012

TEJO

Caminhando à  beira Tejo, entre Constância e Rio de Moinhos.















8 comentários:

Aqui - Ali - Acolá disse...

Ora viva Caro Cidadão abt:

Belas imagens destes lugares onde eu já fiz boas pescarias e que também foram de lazer para certas paragens na vida em descontracção de despejos de memórias como que parando no tempo para reviver de novo.

Estes lugares assim como outros mais acima e até mais abaixo são defacto muito lindos, o Rio Tejo é uma referência muito boa para se desfrutar de magnificas paisagens e até de lazer para quem o saiba interpretar como tal.

Aquilo que nos marca na vida tem sempre um significado muito especial, tanto no que é de positivo como de negativo e aqui estes lugares são tudo de positivo que a memória jamais esquecerá.

É desde o tempo de menino e moço que estes lugares estão entranhados em mim e que agora com estas belas fotos ficam para a posteridade como que um símbolo ás boas imagens que aqui estão postas.

De referência também a maravilhosa musica que aqui está exposta onde se sente um enorme extasiar de alegria dentro do peito a cada imagem que passa.

E cá vão mais estas belas imagens para juntar a outras tantas tão espectaculares que já contam no álbum de recordações.

Excelente postagem esta Caro Cidadão abt.

Parabéns por este belo trabalho.

Bom Domingo saúde e felicidades.

HORTA F's disse...

Boas Cidadão,

Confesso que nunca apreciei o nosso Tejo apartir da margem norte. Apenas alguns sítios e por pouco tempo. Fiquei com curiosidade.
Continuação de boas fotos, Cidadão.

cumprimentos

Fátima disse...

Excelentes paisagens.
O voo rasante do bando de garças boieiras é uma das imagens dessa região e que nos fica na retina. Pisei esse estradão em cimento, pisei essas areias junto ao rio. Há por aí algures um lagoacho antigo com teras movediças e uma vegetação tradicional.
Passei por esses sítios há uns anos e até as garças me parecem as mesmas.

Maria Marques disse...

Estas imagens são belíssimas!

O Cidadão abt disse...

Saberá caro Aqui-Ali-Acolá
que a cerca de quatro quilómetros a montante de Constância há uma extracção de areias no Tejo que tem danificado a paisagem e criado acentuada erosão na margem direita do rio?

São setecentos metros de desolação!

Esse é o reverso da medalha...
Não!
Tais fotos não seriam aqui expostas.

Um assunto que ficará para outras núpcias num outro link.

Quanto à música, experimente deixá-la correr até ao fim e com ela viajará por diferentes paragens deste planeta Terra!
Os gráficos das estatísticas desta chafarica confirmam que há gente a fazer isso!

Quanto ao sacar as imagens esteja à vontade pois este e um espaço de partilha!

Mande sempre, bitáitadas!

O Cidadão abt disse...

Caro Tramagalense:

Este é um percurso de grau de dificuldade reduzido porque se desenrola por zona de planície ribeirinha.

Coisa para onze quilómetros com trilhos e caminhos à vista, entre Constância e Rio de Moinhos, que se fazem bem pela fresca da matina, dispensando roteiro ou grupo organizado.

É fácil, barato e dá-nos milhões de glóbulos oxigenados!

Obrigado pela sua visita!

O Cidadão abt disse...

As garças estão nessas lezírias à nossa espera para nos brindarem com o seu voo rasante e em formação, proporcionando-nos um quadro vivo sem par!

O lagoacho a que se refere é a lagoa do Forno, local pantanoso que em tempo estival, apesar de aparentemente seca, está saturada de água, as suas entranhas estremecendo a cada passada humana, dando a ideia que o subsolo será ôco!

Situada numa primeira plataforma geológica, no seu seio brota a vida, entre caniços, juncos, plantas aromáticas, patos e animais anfíbios.

Nesta região apercebemo-nos da existência de várias plataformas geológicas que corresponderão aos vários leitos que o Tejo foi traçando desde há biliões de anos!

Os seixos rolados que se podem encontrar brotando soltos da terra, mesmo em cotas mais altas tal como na Serra da Piçarra e geodésico de Montalvo, o mesmo sucedendo na margem esquerda do Tejo, tal como no planalto de montado entre o geodésico da Ervideira, a Mariola e o Alto do Castelhano são indício claro que noutras eras as águas do Tejo correram bem rápidas por estas bandas!

Ainda bem que estas imagens fazem parte das suas boas memórias pois só isso já justifica esta postagem!

O Cidadão abt disse...

Obrigado, Maria Marques:

Só lhe faltará desfrutar estas sensações in loco!...