Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos píxeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!

domingo, 31 de julho de 2011

TABULEIROS - Rua do Quental


A Rua do Quental não foi das mais elaboradas, de lá saindo parte das sacadas de gelo picado que atestaram os quartinhas de barro transportadas pelos aguadeiros.





Na sexta-feira anterior ao culminar da Procissão dos Tabuleiros acontece o Cortejo do Mordomo em que pelas ruas da capital do Nabão desfilam os Bois do Espírito Santo, alguns puxando carroças transportando barricas de vinho que no dia do Bodo será distribuído pela população mais carenciada da região.
Outrora, a carne do Bodo era proveniente dos bois que desfilavam enfeitados com brincos e colares de flores, posteriormente abatidos. Actualmente a matança foi substituída pela colaboração dos talhantes da região. 
Ao Cortejo do Mordomo somam-se os cavaleiros e as charrettes com os respectivos convidados.