Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos píxeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!

segunda-feira, 11 de julho de 2011

TABULEIROS - Rua Joaquim Jacinto

Este culto inicialmente pagão foi introduzido na região pelos romanos a partir do ano 16 do século I antes de Cristo, evocando Ceres, a Deusa da fertilidade maternal, das sementes, das plantas, da safra e fermentação dos cereais, sendo celebrado exclusivamente pelas mulheres em rituais secretos.





Cada rua é decorada ao gosto dos habitantes ou por temas, como sucedeu na Rua Joaquim Jacinto, em que no cruzamento com a Rua dos Moinhos se divide em dois temas, num dos troços, contemplada com vinte mil parras e seis mil cachos de uvas de papel, evocando as vinhas, o vinho e a Casa das Ratas, enquanto no outro troço... 





...também apelidado de Rua da Judiaria, evoca o Gótico-Hebraico da Sinagoga de Abraão Zacuto, ali existente desde o século XV, antes do tempo dos Cristãos Novos.
Esta festa foi cristianizada no século XIII pela Rainha Santa Isabel, razão para que cada tabuleiro seja encimado por uma coroa.

TABULEIROS - Rua de São João

Na zona urbana as ruas são decoradas de acordo com o gosto dos residentes que guardam segredo mantendo-as entaipadas até ao momento da sua inauguração e abertura a público, registando-se uma competitividade saudável e a respectiva avaliação feita por uma comissão de mordomos que premeiam a côr, a alegria, a traição e a originalidade.






Até às carradas, durante três dias e três noites o povo do concelho e arredores percorre ruas e ruelas da terra Templária confraternizando espontâneamente com os demais.

Conjugando o colorido das  flores de papel a cromática está bem presente, mostrando o cariz predominantemente feminino desta festa maravilhosa em que os tabuleiros rematados por coroas douradas, prateadas ou envoltas em folhos de papelinhos brancos e pairando sobre elas a pomba branca do Espírito Santo ou a Cruz de Cristo, fazem de cada companheira uma feliz rainha.