Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos píxeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!

domingo, 10 de julho de 2011

TABULEIROS - Rua dos Moinhos

Com fotos da Rua dos Moinhos se inicia uma sequência de post's sobre o culminar da grande Festa dos Tabuleiros que teve lugar nos dias 8, 9 e 10 de Julho e se realiza de quatro em quatro anos na cidade mística de Tomar, festa esta, revestida de paganismo e de muita crença, qual ode à fertlidade e sublime culto ao Divino Espírito Santo.


Os  aguadeiros percorrem as ruelas de Tomar munidos de quartas de água fresca e copos de barro que distribuem pelos transeuntes e essencialmente pelos pares que desfilam no cortejo.
É de realçar o carinho com que os rapazes tratam as companheiras que num percurso de cinco quilómetros, transportam à cabeça os tabuleiros que correspondem à sua altura e com um peso aproximado de treze quilos.
O arranjo das flores artificiais que ornamentam as ruas e os tabuleiros começam a ser confecionadas pelos populares das freguesias do concelho de Tomar seis meses antes desta festa que reúne mais de quatrocentos mil visitantes.