Este blogue consta de uma compilação de retratos da natureza e intervenção humana em ambiente rural e urbano que O Cidadão abt vai capturando com a sua objectiva durante as caminhadas, será despejada neste blogue de muitos píxeis e poucos bitáites, dando ao ciberleitor a possibilidade de clicar sobre cada uma das fotos e de seguida na tecla F11 para melhor as poder desfrutar em ecrã total... Ligue o som e... passe por bons momentos!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

AL-RIBAT



A vertente Norte pendendo sobre as imensas planícies do Alto Alentejo que se espraiam no mar da palha  e a vertente Sul desabando sobre o mar.




 Assim é al-Ribat, a Serra da Arrábida, templo de espécies arbustivas e arbóreas, onde a nossa vista corre pelo verde infinito sarapintado de branco casario com a Serra de Sintra insinuando a linha do horizonte...
ou navega sobre o suave oceano e aos nossos pés...










 ...envolta em frondosa vegetação, espreita-nos a cúpula azul do Convento Arrábida, bem como diversas capelas redondas que trepam a encosta, e a noroeste, por detrás das falésias e se destaca a Península de Tróia pejada de edifícios modernos.

















A enseada do Portinho da Arrábida parece abraçar o Ilhéu da Anixa, enamorando-se das pequenas embarcações que vão desafiando as objectivas dos veraneantes.








Como senão, temos as extremidades do maciço calcário esventradas por duas pedreiras, uma a Este e outra a Oeste, e pelos trilhos mais acessíveis, alguns vestígios de lixos urbanos que a bel-prazer, certamente abandonados por determinados indivíduos incivilizados e desrespeitadores do meio ambiente que tão bem os acolhe.