Com fotos da Rua dos Moinhos se inicia uma sequência de post's sobre o culminar da grande Festa dos Tabuleiros que teve lugar nos dias 8, 9 e 10 de Julho e se realiza de quatro em quatro anos na cidade mística de Tomar, festa esta, revestida de paganismo e de muita crença, qual ode à fertlidade e sublime culto ao Divino Espírito Santo.
Os aguadeiros percorrem as ruelas de Tomar munidos de quartas de água fresca e copos de barro que distribuem pelos transeuntes e essencialmente pelos pares que desfilam no cortejo.
É de realçar o carinho com que os rapazes tratam as companheiras que num percurso de cinco quilómetros, transportam à cabeça os tabuleiros que correspondem à sua altura e com um peso aproximado de treze quilos.
O arranjo das flores artificiais que ornamentam as ruas e os tabuleiros começam a ser confecionadas pelos populares das freguesias do concelho de Tomar seis meses antes desta festa que reúne mais de quatrocentos mil visitantes.
2 comentários:
Não haja dúvida de que a dedicação das gentes de Tomar a esta Festa é notável!
Podemos realçar que todos se unem numa grande azáfama ...desde os nossos pequeninos dos Jardins de Infãncia até aos idosos.Os nossos jovens aderem com todo o seu entusiasmo ...e há tantos que residindo longe não esquecem que a sua terra os chama e é vê-los desfilar ,eles e elas ,tentando equilibrar os Tabuleiros durante 5 longos quilómetros ,de baixo de sol abrasador.
E ainda há quem diga que esta geração é rasca!
Um abraço.
Maria Marques
Estive nas ruas de Tomar no dia 9 de Julho, estavam deslumbrantes!
É sem dúvida uma festa que reúne todos na concretização de um grande objectivo que realça, ainda mais, a beleza de Tomar.
Cidade jardim!
Um abraço.
Enviar um comentário